terça-feira, 29 de julho de 2008

VOLUNTARIADO COSTA RICA 2020







Programa de VOLUNTARIADO Internacional  2020!!!!
                                              
Há ÁRVORES para Plantar! 

Estão abertas as inscrições.


Os contactos devem ser feitos directamente para a Costa Rica, para LUIS DENIS. 


O Centro agradece a colaboração de pessoas interessadas em fazer Voluntariado por um período mínimo de duas semanas

Esta é reportagem com as  aventuras dos voluntários portugueses Daniel e Helder, que em 2009 largaram os empregos, deixaram as famílias, e partiram para a Costa Rica, para, entre outros, participarem neste projecto:



Em 2008 vários voluntários portugueses participaram neste projecto.


Este é o texto da voluntária Ana Pais:


"No Centro Ecológico Maleku Araraf temos problemas com pessoas que caçam dentro das nossa terras. A caça é proibida na Costa Rica e se alguém nos puder ajudar com doações ou donativos de equipamento, agradecemos  câmaras de video vigilância, para preservar o pouco que temos." 




                              Luis Dennis Castro Alvarez                                                                              
                                

                                  Centro Ecológico Maleku Araraf



O que se pede aos voluntários: falar castelhano. 

Para confirmar a presença neste projecto o Centro Ecológico Araraf solicita o envio por e-mail de cópia do bilhete de viagem. 

Contacto: LUIS DENIS CASTRO ALVAREZ  
506 88-39-05-40  
506 24-64-07-98


















As áreas de voluntariado são:


1- ÁRVORES E VIVEIROS - Reflorestar - Plantar árvores e plantas que se encontram atualmente em perigo de extinção e das quais estes índios fabricam as suas vestes tradicionais, o seu artesanato, instrumentos musicais, alimentação, medicina. Criar um jardim botânico de plantas medicinais, usadas tradicionalmente para prevenir e curar doenças.


2 - LIMPEZA - Limpar e manter cuidados os jardins do centro e os “senderos”, caminhos bem determinados, que permitem aos viajantes e turistas poder caminhar na floresta primaria e conhecer inúmeras espécies de animais e plantas endémicas.

3 - ARTESANATO – Acompanhar todo o processo de fabrico manual e artesanal das peças de artesanato, talhar, esculpir e pintar (máscaras, “pupas”, paus de chuvas, tambores, arcos e flechas, cerâmica, etc.)


4 - INFORMÁTICA / BIOLOGÍA – Apoio para identificação e registo de diversas espécies animais, plantas, rios, etc., em idioma maleku, espanhol e científico. Indispensável trazer câmara fotográfica e computador pessoal. (Adaptadores de corrente eléctrica podem ser comprados em San José)






O centro oferece: Alojamento, Alimentação e Diversão!

Alojamento em casa de cimento muito simples, em quartos  onde se podem colocar colchões, WC, água canalizada, electricidade, máquina de lavar roupa. Trazer toalhas de banho pessoal, saco camas e rede anti-mosquitos. Possibilidade de acampar. Para acampar indispensável trazer tenda e acessórios de campismo, como saco cama, colchão, lanterna, etc. 



Alimentação composta por três refeições, pequeno almoço, almoço e jantar, constituídas essencialmente por alimentos tradicionais indígenas, frutas tropicais, cocos, bananas, abacates, papaias... Deliciosos tubérculos como yuca, ñame, ñampi, tisqique, milho, palmito, feijão., arroz... E peixe, para os não vegetarianos. Diversão consiste  em caminhadas na floresta primária e banhos nos rios que ficam dentro da reserva.

As visitas ou tours a sítios atractivos fora da reserva (como por exemplo, vulcões, hot springs, cascatas, rio celeste, canopy, etc) poderão, se pedidas com antecedência, ter os índios como guias mas todas as despesas serão pagas pelos voluntários. Na reserva, a cerca de dois km do Centro Ecológico Araraf existem uma mercearia e um telefone público, para telefonar a melhor opção será comprar cartões de chamadas internacionais, à venda em toda a parte. 

A cerca de 20 minutos da reserva, em Guatuso, pode-se encontrar: Internet, fax, centro de cópias, banco nacional com maquina Multibanco, correios, clínica médica, supermercados, lojas de roupa, calçado, macrobiótica, estação de serviço. Em La Fortuna, a cerca de uma hora em bus, será possível alugar automóveis, motos, quads, etc.  

Chegar à Reserva: Por bus, autocarro público - desde a capital, San José, apanhar bus com destino a La Fortuna, Guatuso, na estação (parada) de San Carlos . Depois de chegar a La Fortuna apanhar bus para Guatuso(fica a cerca de uma hora e pouco). Chegando a Guatuso, a melhor opção para chegar à reserva é por táxi, cerca de 20 minutos, com custo de 10 dólares. Por bus, perguntar pelo bus para Palenque Tonjibe, mais demorado, cerca de 1 dólar. Serviço não está disponível aos sábados e domingos, pois é o bus escolar.Uma aventura! 

Por carro, tomar direcção para San Ramon, depois seguir para La Fortuna, na estrada que liga La Fortuna a Guatuso virar à esquerda à vista do sinal pintado a mão “ Bien venidos a reserva indígena margarita e tonjibe”. 

Por serviço de transporte rodoviário privado contactar com bastante antecedência http://www.interbusonline.com/ ou http://www.graylinecostarica.com/. Por avioneta, mais rápido e mais caro, por favor consultar informação em http://www.natureair.com/ e http://www.flysansa.com/



Onde ficar, comer, e transportes na capital, San José:


À chegada recomendamos o serviço de táxi do aeroporto, junto à porta de saída. Nos táxis públicos pedir sempre para ligar a “maria” (contador). Durante o dia é seguro andar a pé no centro da cidade, nalgumas zonas atenção aos carteiristas. De noite mais vale jogar pelo seguro e viajar sempre de táxi. 


Hostel Casa Ridgway – http://www.amigosparalapaz.org/ – cerca de 10 dólares por pessoa em dormitório com pequeno-almoço. 


Hotel Brilla Sol - http://www.hotelbrillasol.com/ – cerca de 50 dólares quarto. Ao lado do aeroporto, 20 m da capital. Conveniente fazer reserva antecipadamente. Na recepção dos hotéis haverá sempre alguém feliz por prestar todas as informações solicitadas, além de mapas da cidade. 


Perto do Hostel Casa Ridgway encontra-se o restaurante SHAKTI com excelente opções naturais, locais e vegetarianas. Também ao lado desde Hostel, na Plaza de Democracia, localiza-se o Museu Nacional, com um jardim das mariposas que recomendamos vivamente. 


(http://www.museonacional.com/) 


Sugerimos igualmente pelo menos uma visita ao Mercado Central, para sentir o pulsar e a vibração da capital. Na capital encontra varias agências de “rent a car” e alguns centros comerciais modernos com lojas de marca e supermercados onde se pode comprar tudo o que faz falta.

Trazer: 


Acessórios pessoais de higiene e pequeno estojo de primeiros socorros, etc. 

Adaptador de corrente eléctrica.  Repelente de insectos, rede mosquiteira, protetor solar, cama de rede leve, etc. Binóculos, roupa leve e confortável para muito calor e também umas mangas compridas para temperaturas mais frescas, calçado todo-o-terreno, poncho para a chuva, boné, etc. 

Na Costa Rica existe a marca Bioland com vários produtos naturais, desde sabonetes e cremes, a massas e arroz integral, etc.  

8 comentários:

Paubar disse...

oi a página está demais , parabéns isso é que foi trabalhar
paulo barbosa

Anónimo disse...

Olá,
seria excelente participar nesta acção. Há a possibilidade de o fazer nos meses de julho\agosto de 2009? por favor agradecia que me respondesse para o seguinte e-mail: seabraismad@hotmail.com
obrigado e até breve

Anónimo disse...

Olá Avani!

Por coincidência ao ler a revista do Jornal Expresso de dia 29 de Dezembro de 2008, deparei-me com um artigo sobre a tua vida! Ao ver a tua fotografia fez-se luz e parece que reconheci a cara.Quase de certeza que estiveste na minha casa com a minha prima de Évora, a NOIA, há mais ou menos 15 anos...e ao ler a historia, recordo-me que tinhas vindo ao médico a Lisboa! É verdade não é? :)

Depois deste aparte, gostaria de saber se me podes dar informações relativamente aos custos de viagem e estadia, pois estou interessado em fazer este voluntariado ecológico até porque me licenciei na área da recuperação ecológica da paisagem e na protecção e conservação dos recursos naturais!

Seria sem dúvida uma mais valia pessoal e espiritual, esse contacto com a natureza e as gentes que a protegem!

Supondo que os custos da viagem são por conta de cada voluntário, não existe alguma bolsa de ajuda monetária para esse efeito?

Aguardo com expectativa o teu contacto!!!

O meu email é:
vascomiguel5@gmail.com

Abraço,

Vasco Rocha

Simulacro Digital disse...

Ainda bem que estava a ver a rtp2 pelo menos o anúncio do programa Sociedade Civil, despertou-me para uma coisa que espero fazer à muito - Voluntariado!

O mais interessante foi quando vi que era indispensável levar uma máquina fotográfica, pois bem este ano acabo o Curso de Técnico de Audiovisuais e como a minha paixão é a fotografia, pensei se seria possível passar no mínimo duas semanas ou mais na Costa Rica, com o intuito de ajudar a tribo local.

Se me puderem fornecer mais informações agradecia,

Cump.

Carina Guilherme
riinnaa@hotmail.com

Maria disse...

Olá, Avani

Lendo o Expresso de final do ano, fiquei impressionada com a sua história de vida. Também estou ligada a um círculo xamânico, faço meditação, e realizo semanalmente passeios pedestres nos arredores de Lisboa. Gostava de saber se se confirma o programa de voluntariado para 2009, e as condições que descreve no ano passado se mantêm. Há possibilidades de ir em Agosto ou Setembro?
Agradeço que me responda para mariajlopes@netcabo.pt

Anónimo disse...

Boa tarde!

um dia estava a ver o programa da Sociedade Civil e deparei-me com um anuncio sobre o voluntariado na Costa Rica. adorava fazer este voluntariado, pois julgo que seria uma experiência extremamente enruiquecedora para mim, quer a nivel pessoal, quer a nível profissionalporque já sou licenciada em Comunicação Social e neste momento estou a frequentar o Mestrado em Media e Jornalismo pela Universidade Católica Portuguesa. também já tive formação no Cenjor, no Ateliê de Imprensa. tenho 21 anos e acho que teria capacidade, por exemplo, para fazer reportagens sobre as tribos e a sua cultura. outro aspesto que também seria uma mais valia seria levar a minha irmá comigo que é realizadora de cinema. nós temos disponibilidade para fazer este voluntariado e tambem podemos pagar a nossa viagem.

agradecia que me enviassem informações sobre o próximo voluntariado. o meu mail é: martabiscaya@gmail.com

com os melhores cumprimentos e continuem com o vosso excelente trabalho, pois Portugal precisa de mais voluntariados como este!

Marta Fraga

Anónimo disse...

agradecia mais informação sobre a possibilidade de participar nos meses de dezembro e janeiro.

obrigado

tuumash@gmail.com

Holiday in South Africa disse...

Yahh, one thing is very good that it was essential to bring a camera ,