terça-feira, 29 de julho de 2008

COSTA RICA


Situada entre a Nicarágua e o Panamá, no coração da América Central e banhada pelo Oceano Pacífico e pelo Atlântico na costa do Caribe, esta nação orgulha-se de ter sido o primeiro país do mundo a dar um passo histórico rumo à paz com a abolição do exército e dos militares no final da década de 40. 

Na manhã de 1 de Dezembro de 1948, o Presidente, José Figueres Ferrer, aboliu as suas forças armadas e substituiu as bases militares por escolas, declarando oficialmente dissolvido o Exército Nacional.
O Exército Regular Costa Rica entregou a chave do quartel às escolas, para ser convertido num centro cultural.

Desde então o país investiu fundos do exército em educação, saúde e pensões. Costa Rica é conhecida como a “Suíça da América Latina”. A esperança média de vida tem um valor bastante alto, e a taxa de alfabetização é de 97%. 

De acordo com o Happy Planet Index, os “Ticos”, costariquenhos são o povo mais feliz do planeta.

Costa Rica é também um líder mundial em sustentabilidade, pegada ecológica e protecção ambiental.

Costa Rica é um paraíso para os amantes da Natureza já que conserva cerca de 6% da Biodiversidade do planeta Terra!

Pretende ser o primeiro país em desenvolvimento a deixar de ser dependente de carvão, até 2021. O governo costarriquenho usa os impostos cobrados sobre a venda de combustíveis fósseis para pagar a protecção das florestas.

Quase todo o território é protegido. Ao todo são  32 parques nacionais, 51 refúgios de vida silvestre, 13 reservas florestais e 8 reservas biológicas.

Quatro cordilheiras cruzam o país de norte a sul.


Estas cordilheiras oferecem uma paisagem deslumbrante e diversa com vulcões activos com lava incandescente, montanhas, bosque nubloso e florestas primárias, vastas planícies, rios, cascatas, ilhas e praias tropicais de sonho.

O clima inter tropical divide-se em duas épocas, a seca (de Dezembro a Maio) e a estação das chuvas (de Maio a Novembro).

“Pura vida! “ é a expressão nacional que caracteriza a alegria natural dos seus habita. Os “ticos” são amáveis e quase sempre dispostos a ajudar quem os visita. O idioma oficial é o espanhol, embora cada povo indígena tenha ainda o seu próprio idioma. 


A moeda nacional é o Colon. 1 Euro equivale a cerca de 600 Colones. Aceita Euros, Dólares e cartões bancários como Visa, Visa Electron, etc. Há máquinas de Multibanco. 


A diferencia horária para a Europa é de 6 horas menos. 

O prefixo para telefonemas internacionais é 00 506.




1 comentário:

Anónimo disse...

Great blog! The information and pictures you provided were OUTSTANDING!!!!

Free Advertising Search Engine and Directory
View Quality, Traffic, Popularity and Reach as you browse or search in real-time!