terça-feira, 29 de julho de 2008

CENTRO ECO CULTURA MALEKU TAFA


Localizado na Reserva Indígena Maleku Palenque Tonjibe este  projecto familiar pretende dar a conhecer a herança e tradições da cultura Maleku e as maravilhas naturais da fauna e flora da região de Guatuso, na província de Alajuela.

O nome deste projecto é um tributo à memória de um dos últimos grandes lideres desta comunidade, Wilson Morera Elizondo, mais conhecido por Tafa.

Pessoa de grande sabedoria e visão, amado por uns, odiado por outros, é no entanto inquestionável que hoje em dia, a sobrevivência deste povo se deve de algum modo aos seus sonhos destemidos e arrojados de resgatar a sua própria cultura.

Aqui somos muito bem recebidos, com simplicidade, mas porventura, com o mesmo tipo de respeito que certamente era atribuído aos deuses pelos antepassados Malekus.

A carinhosa família de Tafa, constituída por Ângela, Wendy, Iqui, Arsénio, Yamild, Ro, Wladimir, Kenneth, Evaristo e os pequenos Ataf e Abril, fazem tudo para que nos sintamos em casa, felizes e com todas as necessidades satisfeitas.

Se conseguir abrir o seu coração ganha seguramente uma nova família. 



Eco Cultura Maleku Tafa oferece:

Artesanato

Cabinas Rústicas

Comida Tradicional Indígena

Caminhadas na Floresta

Plantas Medicinais

Rio Celeste

Aprendizagem do Idioma

Cerimónias Sagradas

Artesanato – Desde as chicaras ou “ pupas”, pedaços de casca de fruta usadas como pratos e copos no passado, às peças de cerâmica, máscaras e tambores feitos com pele de iguana, é possível além de comprar, assistir e aprender o processo de fabrico artesanal.

Alojamento – Dormida em construções típicas, os “ranchos”, construídos com bambu, madeira e tecto de folha de palmeira “suíta”.


Simples, asseado e confortável. Despertar de manhã ao som dos tucanos é uma experiência sublime.


Refeições – Deliciosas comidas típicas, cozinhadas com produtos locais e ingredientes naturais, alguns deles cultivados na reserva. A nossa preferida é a famosa sopa de yuca e a salada fria de palmito. De lamber os beiços!

Caminhadas na Floresta – Passeios a pé no bosque primário com guia nativo onde é possível relaxar totalmente ao som das aves e dos riachos cristalinos. Respirar ar 100% puro. Contacto com árvores sagradas para os Maleku. Observação e aprendizagem dos hábitos (e simbolismos) de várias espécies de animais selvagens, como macacos, iguanas, rãs, etc.


Plantas Medicinais – Conheça o poder medicinal de algumas plantas endémicas preventivas e curativas de doenças para as quais muitas vezes a medicina convencional não tem resposta, como por exemplo a infertilidade, para a qual o remédio natural indígena é 100 garantido. Retire uma folha doutra árvore e esfregue no corpo. Além de ficar bronzeado naturalmente os mosquitos não o vão massacrar. Mastigue um pouco da folha de “anestesia ” e ficará surpreendido (além da boca dormente)!

Rio Celeste – Como o próprio nome indica, não deixe de visitar este lugar sagrado, apreciar a natureza e banhar-se nas suas águas termais e nas cataratas de água azul cor do céu. Marcar com a família com alguma antecedência. Fica na base do Vulcão Tenório. Um delírio para todos os sentidos. Descobrirá alguns que nem imaginava possuir. 


Cerimónias Sagradas – Conheça o idioma e as roupas tradicionais elaboradas a partir de casca de árvores. Viaje através dos tempos e deixe-se mergulhar num universo mágico. No final pode juntar-se à dança em volta do fogo pedindo protecção para a Mãe Natureza.

Para consulta de preços, reservas ou marcações por favor

Contacte:

(506) 24640443

ecocultura_malekutafa@hotmail.com

ofeliamoreracastroiqui@hotmail.com

rommeldmorera@gmail.com

www.maleku2007.blog.com

1 comentário:

Rosy Smith disse...

Hello
Wow such a wonderful nature...I love your pictures..
deep sea