terça-feira, 29 de julho de 2008

RESTAURANTE / JARDIM BOTÂNICO EL MALEKU



Este é mais um projecto indígena que honra e divulga verdadeiras pérolas da cultura Maleku de uma forma muito especial.

À beira do rio, com o Vulcão Arenal (em actividade permanente) como pano de fundo,

EL MALEKU fica a cerca de 1.5 km de La Fortuna na estrada de San Ramon.

Inclui entre outros, um Sitio Arqueológico classificado pelo Museu Nacional de Costa Rica, um Mariposário e um Restaurante Típico.

Se quiser provar a melhor “ Chicha” (bebida indígena tradicional), aprender a falar Maleku Jaica ou desvendar o simbolismo das diferentes e inúmeras espécies de borboletas da Costa Rica, acertou em cheio. Está no sítio certo.

Antes de se aventurar neste sonho de partilhar as tradições da sua cultura, Koren viajou pelo mundo e aprendeu a falar vários idiomas.

Hoje, ensina o seu idioma na Reserva Indígena Maleku e no EL MALEKU a quem o queira aprender.

Com a colaboração da sua esposa, a simpática e doce Ileana, transformou este sítio num lugar de paragem obrigatória para quem visita a Costa Rica.

Também aqui terá o privilégio de sentir na pele o verdadeiro significado das “ boas vindas “ indígenas. E claro, também aqui facilmente deixará o seu coração.

Restaurante/Jardim Botânico El Maleku oferece:
Artesanato

Sítio Arqueológico

Comidas e Bebidas Típicas

Jardim Botânico

Mariposário e Ranário

Aprender Idioma

Rituais e Cerimonias



Artesanato – Tambores, máscaras, paus de chuva, colares e brincos feitos com sementes, além da explicação da simbologia sagrada de cada animal ou objecto pintado ou esculpido. Como sempre, o dinheiro da venda vai directamente para a família do artesão que elaborou a peça.

Sítio Arqueológico – Mais de 2.000 anos de história. Inclui um cemitério indígena. Saiba tudo sobre morte e vida na cultura Maleku. As cerimónias fúnebres eram muito alegres, pois acreditava-se que o espírito de quem morria partia rumo a um lugar melhor. No mini museu pode descobrir através de algumas peças originais pré-colombianas qual era a alimentação tradicional dos indígenas e a valor que era atribuído ao cacau.


Comidas e Bebidas Típicas – Saborosos e super económicos pratos típicos preparados por Ileana. Mais uma vez recomendamos plátano, milho e yuca.

Para acompanhar a refeição nada melhor que provar a bebida sagrada dos povos indígenas da América Central. Fermentada a partir de alimentos naturais, a “Chicha” continua a ser tradicionalmente usada em ocasiões especiais e cerimónias. Forte, intensa, deliciosa. A melhor que provámos.


Jardim Botânico – Espaço de pura fantasia, perfeito para podermos deslumbrar os sentidos com as cores, formas e perfumes de cerca de 50 espécies de Orquídeas, 20 espécies de Bromélias, cerca de 40 espécies de Plantas Medicinais, 150 espécies de Helicónias e conhecer as suas poderosas propriedades medicinais. Com tantas flores magníficas, já se sabe, o encontro com Colibris (Beija-flores) e outras aves é inevitavelmente uma alegria.


Mariposário e Ranário – Deixe-se seduzir por esta maravilha da natureza. Acompanhe todas as fases do desenvolvimento de várias espécies de borboletas e aprenda o significado da palavra “Fufu” numa lenda misteriosa da cultura Maleku. As pequenas rãs venenosas, símbolo da Costa Rica, “Blue Jeans Frog”, “Comando, “Vidro” e Red Eyes” são as nossas favoritas para fotografar.


Aprender Idioma Nativo – Kapi kapi! Nap chape! Com horários bastante flexíveis pode aproveitar as aulas para aprender este idioma, classificado como língua Chibcha e também para se divertir. Aprenda o significado de “Afepakiam”  ou “Naturrucu”. Os índios Malekus são óptimos professores por natureza. Carinhosos, pacientes, persistentes. Não perca. Risos e gargalhadas garantidos. Natoye!


Rituais e Cerimónias – Assistir ao vivo a estes tesouros da tradição Maleku e do património cultural da Costa Rica é um acontecimento único. Um luxo. Não perca as cerimónias intituladas “La conquista de la muchacha” e “ Quem vai ser o novo líder da tribo”. Sem palavras. As fotos falam por si.


Para consulta de preços, reservas ou marcações:
Contacto: Ileana Salazar ou Koren
506 2-47-9-76-75 /  506 8327-80-33


malekutribeofcr@hotamail.com

www.maleku.com

Para além das opções de férias anteriormente mencionadas, existem mais duas no Palanque Tonjibe que também recomendamos, pela qualidade e segurança, e pela simpatia e amabilidade cativante dos guias. 

3 comentários:

NLphotographer disse...

Amiga uff e tanto que nao consegui ler tudo!!
mas esta lindo o que li!!
bjs
as fotos deveriam ficar maiores
Bjs
Nl

Luis Gonçalves disse...

Obrigado Avani, por me dares a conhecer estes teus amigos Malekus, aqui sente-se a magia que me ensinaste a sentir.
Malekus, holla, que tal?
Soy amigo de Avani, Capi Capi
A mi, me gustaria mucho visitar-vos e poder compartir nuestras experiencias de vida, me encanta vuestro mundo, e creo que esso es mi mundo tambien.
Siempre eh tenido um amor muy grande por Costa Rica, y ahora mucho mas.
Un dia vos visitarei.
Capi Capi
vuestro amigo Luís
Gracias Malekus y gracias Avan Capi Capi

Luis Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.